GP-DEV 2018

Encontro de negócios com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no setor de jogos, aproximando os estudantes, pesquisadores e empresários através de palestras, reuniões de negócios e exposições de produtos.

Palestras

Inicio: 13h00
Encerramento: 19h00
(EMBREVE)

Bancada DEV

Inicio: 10h00
Encerramento: 19h00

Workshop

Inicio: 13h00
Encerramento: 19h00
ESTÚDIOS INDEPENDENTES 2017

Aoca Game Lab

Time independente formado por sete desenvolvedores apaixonados pelo poder expressivo dos games. Apresentaremos no GP 2017 o nosso jogo em desenvolvimento, o Árida, um game de exploração e sobrevivência no sertão do século XIX que conta a história de Cícera, uma garota de 12 anos, abandonada pelos pais e criada pelo avô, precisará aprender a sobreviver naquele ambiente escasso.

Venha ser o nosso beta tester, conhecer mais sobre o nosso projeto e o nosso time.

TREEDENTStudio

Empresa de design, games, animação e quadrinhos, este ano estaremos levando o alpha teste do jogo Boris para o GP2017, e também tirando fotos com chroma key para inserir as pessoas em nossos cenários dos games e quadrinhos. O jogo Boris é um plataforma de aventura, e você será Boris, o gato aventureiro, e os jogadores que acharem o baú do tesouro escondido dentro do jogo, será premiado com um pôster A4 exclusivo do Jogo.
INSCRIÇÕES GP-DEV 2017

Concurso do Gamepólitan para premiação dos jogos que foram expostos no evento (tanto na bancada DEV quanto nos estandes da Área Premium). Todos os jogos selecionados para exposição na Área GP DEV automaticamente estão inscritos no GP-DEV Awards. Para os jogos expostos pelos estúdios na Área Premium, precisam ser inscritos no mesmo formulário.

A Área GP Dev é destinada para o desenvolvedor de games expor e apresentar seu projeto não finalizado ou publicado comercialmente para o grande público consumidor, potenciais investidores, nomes relevantes da indústria de desenvolvimento de games nacional, jornalistas e formadores de opinião. Inscrições abertas até o dia 26/06/2017!

SELECIONADOS BANCADA DEV
Jogo Indie selecionado

Grunva – A Bárbara busca educar e retratar o jogador a respeito de relacionamentos abusivos de maneira lúdica, através das interações entre os personagens e de uma história envolvente ambientada em um universo fantástico.

Jogo Indie selecionado

Logicamente é um game desenvolvido para plataformas móveis, com o intuito de promover o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio em crianças atráves de exercícios mentais que testam e estimulam o raciocínio e a memória.

Jogo Indie selecionado
Love Troop é um jogo mobile de ação em arena recheado de muitos desafios e humor questionável. O jogador assume o comando de um simpático guaxinim que tem o objetivo de salvar o mundo animal das garras do maléfico gato, Arnaldo (Arnold). O alpha do jogo inclui, apenas, o primeiro mundo (9 fases de arena) sem o modo história.
Jogo Indie selecionado
Stage Fright é um jogo single player de Ritmo & Terror onde você controla um garoto prodígio no piano que é sofre de medo de palco. Essa é a noite que você realizaria o sonho que cada pianista profissional, se você conseguir se manter tranquilo.
Jogo Indie selecionado
Tic Tac Toe SP é um jogo da velha com Super Poderes, no estilo casual. Com o objetivo de participar dos torneios mundial e galáctico, além de conquistar o máximo de troféus.
Jogo Indie selecionado
Timers, é um game platformer/ puzzle onde o jogador deve se aventurar pelo tempo em busca das ampulhetas mágicas, com diversas fases e muitos desafios.
WORKSHOP 2018: OFICINAS LÚDICAS
O Gamepólitan disponibiliza conteúdo para todos os visitantes que procuram ter acesso a informações sobre o mercado de games. Para aqueles que desejam certificados de horas extracurriculares, o GP abre inscrições com alguns benefícios exclusivos.

Os Workshops são pagos?

Sim, você poderá selecionar um dos pacotes disponíveis e escolher aquele workshop que melhor lhe atende:

Sábado ou Domingo: Acesso + 01x Workshop
Sábado ou Domingo: Acesso + 02x Workshop
Sábado ou Domingo: Acesso + 03x Workshop
Sábado ou Domingo: Acesso + 04x Workshop

O que vem nos pacotes de Workshop 2018?

  • Certificado de participação para atividades complementares MEC (carga horária: 4h), mediante confirmação de presença na porta de acesso do auditório, em cada palestra.
  • 1 credencial (válido p/ o dia respectivo)
  • Acesso exclusivo a Sala de Workshops – Oficinas Lúdicas
  • Acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
  • Autorização para sair e entrar no evento livremente
  • Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)
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WORKSHOP (Sáb, 28/07)

Informações Gerais
Mediação de Board Games na Escola e O Poder do Círculo Mágico | 13h às 14h.
Facilitadora: ​Laíse Lima
Sobre
Aprenda, jogando, como criar um ambiente dinâmico, desafiador e contextualizado através dos Board Games. Descubra, na prática, o poder do Círculo Mágico, como mediar uma partida e os benefícios de usar jogos em sala de aula.
Aprendizado Lúdico e o Jogo Cooperativo | 14h30 às 15h30.
Facilitador: Felipe Randam
Sobre
Como aplicar um jogo cooperativo? Prática com o jogo Pandemic: uma equipe especializada em contenção de doenças luta bravamente para encontrar a cura de 4 doenças que começam a se espalhar pelo mundo, você é um dos personagens principais, o que fará para ajudar a proteger a humanidade? Aprenda como exercitar o trabalho em equipe, a liderança e o planejamento estratégico através do jogo.
Fitness Criativo: Jogos Para Treinar o Cérebro | 16h às 17h.
Facilitadora Silvanir Pereira Souza
Sobre
Como valorizar a criatividade e o pensamento crítico do aluno? Jogos de tabuleiro podem desenvolver competências no âmbito da comunicação, relações interpessoais, liderança e trabalho em equipe. A competição e a cooperação permitem integrar a aprendizagem dentro de contexto das orientações curriculares do ensino médio. Nesse workshop serão apresentados os contextos teóricos e relatos do desenvolvimento de jogos tabuleiro para o Ensino Básico. Além do uso de jogos comerciais como ferramentas didáticas no processo ensino-aprendizagem. Os cursistas poderão experienciar a construção de um jogo que desperte o interesse do estudante como propulsor da aprendizagem.
Mini Maker Lab: Possibilidades da Impressão 3D e Robótica em Sala de
Aula (do Fundamental 1 ao Ensino Médio) | 17h30 às 18h30.
Facilitador: Peterson Albuquerque Lobato
Sobre
Workshop mão na massa. Atividades práticas de robótica educacional de forma transdisciplinar (Eletrônica, Física, Matemática, História, etc…),
desenvolvendo habilidades importantes, como a Criatividade, a Colaboração e o Raciocínio Lógico, focadas na capacidade de resolver problemas.

WORKSHOP (Dom, 29/07)

Informações Gerais
Os Games na Educação | 13h às 14h.
Facilitadora: ​Camila Godinho
Sobre
Vamos entender como podemos utilizar jogos como ferramenta metodológica para trabalhar conteúdos e dialogar sobre temas. Neste workshop além de
jogos de tabuleiro iremos também conhecer alguns jogos eletrônicos que são excelentes para desenvolver habilidades e competências.Será apresentado ainda o cenário de inovação na educação, tendências e oportunidades.
Grok e Mulheres na Política: O Jogo e a Reflexão Social – Atividade
Prática| 14h30 às 15h30.
Facilitadora – Izye Santos
Sobre
Sobre os jogos

O Grok é um jogo para a prática da Comunicação Não Violenta e possui mais de 20 formas de jogar. Já foi aplicado com jovens e adultos estudantes de uma escola estadual em Salvador. Promove diálogos e reflexões sobre nossos comportamentos, expectativas e
empatia.

O Mulheres na Política faz parte de uma série de jogos para discutir gênero na política. Com rodadas rápidas, é possível conhecer as mulheres que estão construindo uma história diferente na política e ajudando a garantir a igualdade de gênero e tantos outros direitos que a população reivindica. O jogo traz reflexão e inspiração para os participantes sempre deixando o gostinho de quero mais!

Cria-Atividade | 16h às 17h.
Facilitadora – Daniele Vilas Bôas
Sobre
Estimularemos a criatividade através de dinâmicas, refletindo sobre como transformar brincadeiras cotidianas em experiências para trabalhar o desenvolvimento de habilidades como: trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal.
PnP – Print and Play. Como utilizar recursos disponíveis para trazer uma
melhor experiência aos alunos? | 17h30 às 18h30.
Facilitadora – Silvani Neri
Sobre
“Não tenho dinheiro para comprar jogos e quero trabalhar com eles em sala de aula.” Uma das opções é conhecer o universo dos Print and Play (imprimir e jogar). Nesse workshop será apresentada uma curadoria de jogos que podem ser utilizados em aulas para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e como fazer para obtê-los.
Palestrantes

Facilitadores (Workshop)

Faculitadores confirmados
Laíse Lima

Diretora e fundadora do projeto Oficinas Lúdicas. Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Gestão de Projetos e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco.

Felipe Randam

Coordenador e parceiro do projeto Oficinas Lúdicas. Graduado em Marketing pela Universidade Católica do Salvador. Graduando em psicologia pela Universidade do Salvador.

Silvanir Pereira Souza

Professora de Biologia do Ensino Médio em Salvador (Bahia) possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Diversidade Animal. Em 2014 orientou uma equipe de estudantes no desenvolvimento do jogo chamado “Sobreviva”.
O jogo foi apresentado no Encontro de Jovens Cientistas (evento da Universidade Federal da Bahia) e recebeu o 1º lugar na Modalidade: Ciência Lúdica – Jogos de Tabuleiro, Categoria: Ensino Médio. Recentemente se tornou membro da equipe do “Oficinas Lúdicas” cuja missão é levar a diversão dos jogos de tabuleiro para as escolas, trabalhando saberes em um ambiente cultural e oferecendo alternativas em lazer junto à comunidade.

Peterson Albuquerque

CEO do Mini Maker Lab. Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação na UNEB. Membro do MandacaruLab UNEB, espaço Maker. Participante do grupo de pesquisa NPAI (Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação). Desenvolvedor de soluções em Robótica Educacional e Jogos educativos, professor na área de robótica, programação e impressão 3D.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaços Makers, Modelagem e Impressão 3D e Robótica Educacional.

Camila Godinho

É gestora socioambiental, pesquisadora e fellow LEAD em Segurança Climática. Possui 15 anos de experiência em desenvolvimento local e inovação social tendo atuado em projetos socioambientais em órgão públicos e internacionais. Foi membro do Conselho Internacional da Carta da Terra entre 2007 e 2011, fundou o Hub Salvador da rede Global Shapers do Fórum Econômico Mundial e integra a rede global NEXUS e o movimento cívico Agora!

Izye Santos

Graduanda no B.I. em Humanidades pela UFBA. Desde 2013, assume cargos de liderança e alto impacto social nos programas jovens do Rotary International. Compôs o Global Shapers Hub Salvador. Co-organizer do TEDx Rio Vermelho e co-fundadora da Virada Educação Salvador e do Salvador pela Educação. Embaixadora do Ensina Brasil e da
Juventude – UNODC e Transformadora Colab. Apaixonada por projetos de impacto social, políticas públicas para educação e facilitação de grupos.

Daniele Vilas Bôas 

Psicóloga, graduada pela UFBa, com especialização em Psicoterapia Analítica, Gestão de Recursos Humanos e Coaching. Atua há 14 anos com Desenvolvimento Humano, facilitando Treinamentos em Organizações e, na Clínica, auxiliando adolescentes e adultos em seus processos de autoconhecimento.

Silvani Neri

Analista de Sistemas, graduada pela UCSAL e com especialização em Educação à Distância pela FTC, atualmente ensina uma disciplina de Criação de Jogos no Colégio Fortunato pelo projeto Oficinas Lúdicas, no qual faz parte da coordenação e treinamento da
equipe. Por sua atuação no comércio e no ambiente corporativo desde muito nova, aprendeu, na prática, a importância de conhecer e saber utilizar recursos alternativos.

PALESTRAS 2018
O Gamepólitan disponibiliza conteúdo para todos os visitantes que procuram ter acesso a informações sobre o mercado de games. Para aqueles que desejam certificados de horas extracurriculares, o GP abre inscrições com alguns benefícios exclusivos.

As Palestras São pagas?

Nessa edição o acesso as palestras possuem serão realizadas em duas modalidade:

Gratuito: O interessado pela palestra que não adquiriu o Pacote de Palestras 2018, poderá participar a depender da disposição de vagas, porém não terá os benéficos dados a quem adquirir o Pacote de Palestras 2017.

Pago: Caso o interessado adquira o Pacote de Palestras 2018 (R$ 25,00) ele terá direito a vários benefícios.

O que vem no Pacote de Palestras 2018?

  • Certificado de participação para atividades complementares MEC (carga horária: 6h), mediante confirmação de presença no auditório, em cada palestra.
  • assento exclusivo na frente do auditório
  • Acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial) 
  • Autorização para sair e entrar no evento livremente 

Conteúdo das Palestras Sáb, 28/07

Informações Gerais
Ok! Sou formado em Game Design e agora o que é que eu faço? | Hora prevista: 13h
Com Professor Danilo Dias
Sobre
Hoje com a ascensão de um mercado cada vez mais competitivo e que exige especialização e qualificação, o diploma de graduação não é a única garantia de emprego. É preciso muito mais para entender, aprender e se encaixar nos parâmetros que a área de jogos digitais exige de um profissional, por isso, nesta apresentação, iremos mapear e descobrir como enfrentar os obstáculos e os desafios que devem ser ultrapassados para se tornar um profissional bem sucedido no mercado de games!
Game Writing. Documentando o seu jogo. | Hora prevista: 13h30
Com Professora Lucia Santos
Sobre
A criação e o desenvolvimento de um jogo envolvem o momento da escrita de documentos imprescindíveis à interação entre todos os envolvidos no projeto. Portanto, relegar a segundo plano esta etapa pode comprometer todo o trabalho de uma equipe. A Professora Lú Santos vem ao Gamepólitan para falar das práticas de como documentar as diversas etapas de criação e desenvolvimento de um jogo.
New Order Mercado de RPG e financiamento coletivo. | Hora prevista: 14h
Com Luis Eduardo (Matilha), Representante New Order
Sobre
Dos jogos Narrativos, o RPG é o representante mais conhecido. Tendo mais de 30 anos de história e uma influencia marcante na cultura pop do mundo, esta modalidade de jogo volta à berlinda brasileira com os financiamentos coletivos e revolução da internet colaborativa. Para falar disso e do impacto no mercado nacional de publicações, a Matilha RPG organizou um bate-papo entre um dos representantes da New Order Editora e o público do evento.”

Animação em Games – Quando o movimento potencializa a experiência.
Hora prevista: 15h30

Com Duca Rios (Origem), Cristhyane Ribeiro (Sinergia)

Sobre

O palco do Gamepólitan recebe Ducca e Cristiane num bate-papo para explorar o papel da Animação no desenvolvimento de jogos e no seu impacto para a experiência do usuário.

Mulheres nos Games. | Hora prevista: 15h
Com Malena0202
Sobre
“Joga como menina!”, “Vai lavar pratos!”, “Me mostra os peitos!”… Frases como estas ainda são comuns nos meios digitas e nas comunidades de jogos. No entanto, as mulheres estão se unindo e tornando visível esta situação. Exemplo de sucesso, jogadora, streamer, gamer, mulher, Malena vai mostrar que jogar como Menina é algo Incrível num bate-papo imperdível!”

Conteúdo das Palestras Dom, 29/07

Informações Gerais
Associações de e-Sports: Qual é a importância disso? | Hora prevista: 13h
Com Leticia Silva
Sobre
No cenário crescente de profissionalização dos esportes eletrônicos, times e jogadores já são uma realidade social. Como esses indivíduos podem se organizar e acessar investimentos públicos, privados e fomentar os próprio ecossistema? As associações são uma solução? Esta palestra vai discutir os impactos e benefícios dessas entidades e sua importância na construção de um cenário sustentável de esportividade eletrônica.
Suplementos esportivos no e-sports | Hora prevista: 13h30
Com Nícolas Riela [SNC]
Sobre
Todo o atleta competitivo precisa cuidar da saúde física. E é pensando nos cuidados com o corpo e o impacto dos treinos intensos destes jovens atletas que a SNC trás ao Gamepólitan um Nutricionista para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.
Centros de treinamento para e-Sports. | Hora prevista: 14h
Pain Gaming (Camila “Miah” Campos), CWG, Neo Blue (Adriene Machado)
Sobre
Para competir profissionalmente, formar atletas e até mesmo descobrir novos talentos, são necessários espaços adequados para as práticas de e-Sports. Com modelos de negócios variados e públicos diferentes, Pain Gaming, CWG e Neo Blue vem ao Gamepólitan 2018 conversar sobre esse assunto tão complexo que é a formação dos atletas.
Salvador 360: DESAFIO LNE – A prefeitura no E-sports. | Hora prevista: 15h
Paulo Camara (Verador),  Roberto Dias Abbehusen Neto (Presidente LNE)
Sobre
As competições de e-Sports ocorrem em todo o mundo, reunindo tanto público quanto os esportes tradicionais. Entendendo a força social dessas competições, a Prefeitura de Salvador dividirá com o público do Gamepólitan as novidades sobre este campeonato inédito na cidade, através da mobilização do vereador Paulo Camara, da Saltur e a Liga Nordeste de Esportes Eletrônicos, a LNE.
Palestrantes

Palestrantes

Palestrantes confirmados
Carmen Lima

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Cultura e Sociedade (linha Cultura e Desenvolvimento) pela UFBA. Diretora do Fundo de Cultura do Estado da Bahia entre 2007 e 2009.

Djary Alencastro

Empreendedor, investidor e entusiasta na área de jogos eletrônicos, já participou da criação de 49 startups, possui projetos com relevância mundial, abriu a primeira Gaming House do estado de Goiás, captou mais de 1 milhão de reais em investimento para diversos tipos de negócio, atualmente atua como CEO da startup Gamefica, plataforma que visa democratizar os advergames no mercado nacional.

Paulo Camara

Vereador do PSDB, Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e especializado em Gestão Pública Empresarial e Política e Estratégia. É autor do projeto de indicação para a realização de uma etapa do Mundial de League of Legends em Salvador. Abriu as portas do Centro de Cultura da Camara Municipal de Salvador para o 1º Fórum Regional sobre Esportividade Eletrônica (pioneiro no Brasil) e para a transmissão da final do CBLOL em 2016.

Leo De Biase

Com 18 anos de experiência nas áreas de games, eSports e tecnologia, Leo De Biase, 44 anos, vem de uma passagem pela NVIDIA, onde foi responsável pelas áreas de consumer marketing e relações públicas para a América Latina por mais de quatro anos.

Luma Oliveira

Cocriadora do Jogo de Tabuleiro Ambiental. Fundadora do Bem Trilhado, Publicitária e Empreendedora em Educação Musical. Fez Atendimento e Redação Publicitária para as ONGs Pro Niños de Darién (Panamá), Viva Brasil (Estados Unidos), CENIT (Equador) e Qosqo Maki (Peru), e Formação de Coral para a Corporación Por un Sueño (Colômbia).

Eduardo Melo

Cocriador e designer do Jogo de Tabuleiro Ambiental do Bem Trilhado. Fez Planejamento Estratégico e Direção de Arte para as ONGs Pro Niños de Darién (Panamá), Viva Brasil (Estados Unidos), CENIT (Equador), Corporación por Un Sueño (Colômbia) e Qosqo Maki (Peru).

Thiago de Freitas

Diretor Executivo da Kokku, empresa de External Development conhecida pelo seu recente trabalho em Horizon: Zero Dawn, também é Vice Presidente de Marketing e Diretor de Internacionalização na ABRAGAMES (Associação Nacional de Desenvolvedores de Games).

Sandro Prado

Designer 3D apaixonado por tecnologia, há 20 anos no mercado de efeitos visuais, visualização médica, jogos digitais e educação. Integrou a equipe do projeto homem virtual da FMUSP por 4 anos desenvolvendo animações 3D sobre anatomia, patologia e fisiologia, até níveis celulares.

Larissa Bacelar (Miryoku)

Mãe, empreendedora e aspirante a designer com especialização em velharias. Atualmente faço parte do universo da Matilha, da FULL – Soluções em Comunicação e do Marketing da UNIFACS. Tenho um pedacinho de mim em várias vertentes do ser Geek, sou analógica e digital..

Moacyr Junior

É consultor estratégico para empresas de games a mais de 08 anos palestrando em mais de 14 países sobre a área de games do Brasil, trabalha na ESL (Eletronic Sports League) como diretor de parcerias é Presidente da ACIGAMES (Associação Comercial e Industrial dos jogos eletrônicos do Brasil), representante da 1080partners empresa do ramo de entretenimento digital situada nos EUA e também diretor no escola de games 3D e animação Havok

Jéssica “bAndi” Teixeira

Jogadora profissional de Counter-Strike:Global Offensive. Comecei jogando CS 1.6, em 2004 e já passei por times como A2K (Salvador), wA.femme e semXorah, conquistando vários campeonatos e estando sempre posicionada entre os times mais competitivos.

Branca Galdino

Branca Galdino deixou o mercado publicitário e trabalha com o esports e games há 4 anos, com passagens pelo Omelete Group e ESPN Games como especialista em esports, atualmente trabalha com Assessoria de Imprensa e gerenciamento de Imagem de Atletas e times.

Ana Antar

Co-fundadora e gerente de projeto da ERA Game Studio, é uma das lideranças da BIND (Bahia Indie Game Developers), Especialista em Game Design pela UNEB, diretora teatral, produtora e articuladora cultural, com mais de 13 anos de experiência. Atualmente, se dedica à criação de Live Games e trabalha na expansão do projeto ESCAPE, primeiro jogo do gênero

Evelling Castro

Designer atuante desde 2007, trekker, apaixonada por literatura, mãe, entusiasta de tecnologia e jogadora de RPG a mais de duas décadas. Sempre envolvida com o cenário geek e de jogos da Salvador. Atualmente faz parte da 42 Cultura e Entretenimento, na busca por resolver as questões gráficas do universo!

Palestrantes

Programação

Informações Gerais
Horário Programação Palestrante
14:00h Abertura do Auditório Gamepólitan Ricardo Silva
14:10h Panorama dos Games em Salvador

 

Este talk tem o objetivo de apresentar o cenário atual do ecossistema de Games em Salvador, suas oportunidades e o panorama de evolução dos últimos anos, destacando as conquistas e as realizações do setor, que vem se fortalecendo e se consolidando ao longo do tempo.

Carmen Lucia Castro Lima
15:00h Jogos na vida real | GAMEFICA

 

A Gamificação tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo e potencial é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. Além do setor da educação, empresas estão enxergando a gamificação como uma forma inovadora de divulgar o seu negócio, saindo das formas convencionais para atrair clientes e aumentar suas vendas.

Djary Alencastro Veiga
16:00h Painel E-Sports: o crescimento do cenário brasileiro e suas novas oportunidades de negócios

 

O brasileiro é um torcedor apaixonado, que veste a camisa do seu time e que torce com toda sua energia. Ao longo dos ultimos 4 anos, o E-Sports brasileiro vive um crescimento rápido e diferente de outros mercados no mundo, fazendo com que grandes empresas internacionais como ESL, Blizzard e Riot Games estabeleçam estratégias focando o mercado nacional, elevando seus números a escalas impressionantes. Despertando o interesse da midia tradicional internacional e nacional

Paulo Camara
Leo De Biase
Ricardo Benevides (Mediador)
17:00h MESA REDONDA | Inovação Social

 

De que maneira os games podem ser utilizados para despertar um novo olhar sobre importantes questões sociais? Neste painel, serão apresentados 3 projetos inovadores de jogos que buscam engajar as pessoas em causas ou estimulam a criatividade para solução de problemas, ao mesmo tempo em que cria uma atmosfera divertida, promovendo a interação entre os participantes.

Eduardo Caldas Melo
Luma Pinto Oliveira
Daniel Marques
Horário Programação Palestrante
14:00h Abertura do Auditório Gamepólitan Ricardo Silva
14:10h As perspectivas da indústria de Games

Nos últimos anos, produzir um jogo ou aplicativo tornou-se mais fácil, dando oportunidade para os pequenos desenvolvedores criarem e lançarem os seus games. Consequentemente, a concorrência aumentou, fazendo com que os grandes e pequenos estúdios disputem os mesmos usuários. O ecossistema dos negócios em games evoluiu, aumentando a quantidade de empresas desenvolvedoras e os negócios complementares e especializados nessa indústria. Com diversas oportunidades de negócios surgindo ao redor da industria dos jogos, este tema visa falar sobre a perspectiva que se tem para este mercado no Brasil e como as pessoas podem atuar nele.

Thiago de Freitas
15:00h Realidade virtual e seu potencial de crescimento no mercado | MEDROOM

Realidade virtual: pensada como algo de um futuro distante ela já está sendo aplicada em nosso cotidiano e se espalhando tão rápido que seu mercado hoje vale 5.2 bilhões de dólares e estima-se que valerá 160 bilhões em 4 anos. Cinemas imersivos, passeios virtuais por construções ainda em andamento, hospitais utilizando a tecnologia para resolver problemas de equilibrio e locomoção, mostram as possibilidades que a realidade virtual pode oferecer muito além dos jogos.

Sandro Luiz Nhaia do Prado
16:00h Painel: Mulheres nos cenários dos jogos

Hoje, o mercado brasileiro declara-se composto de 53,6% mulheres, mostrando uma realidade totalmente diferente do que muitas pessoas tem em mente, ao considerar que jogos são um entretenimento masculino.
Este painel tem como objetivo mostrar o ponto de vista de mulheres em diversos setores dos jogos (jogos eletronicos e analogicos), convidando jogadoras profissionais e amadoras para compartilhar suas experiencias no propósito de romper as barreiras existentes nesse ramo do entretenimento.

Ana Antar
Branca Ramos Galdino
Jéssica “bAndi” Teixeira
Evelling Castro (Mediadora)
18:00h Em Breve
Palestrantes

Sala Unijorge

Palestrantes confirmados
Claudenice Santos 

Graduada em Enfermagem, Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós Graduada em Urgência e Emergência, Coordenadora do Curso de Enfermagem do Campus Comércio no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Peterson Lobato

Mestrando em tecnologias aplicadas a educação, com projeto na área de jogos educativos; Membro da agência UNEB de inovação, com foco em empreendedorismo, propriedade intelectual e inovação; Membro do Mandacaru Lab, atuando principalmente em modelagem e impressão 3D e robótica educacional.

Eduardo Franco

Com mais de 25 anos de experiência em TI, em especial infraestrutura de redes, servidores (grande, médio e pequeno porte), segurança da informação, programaçào de sistemas básicos em C, Eduardo Franco hoje trabalha como suporte de contas internacionais de clientes IBM na área de Linux on System z (Mainframe). Como embaixador da marca IBM, divulga o trabalho do IBM pelo mercado de TI brasileiro.

Fernando Carvalho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado (1999) e doutorado em Patologia Humana pela FIOCRUZ/Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é Professor do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC-UNEB), Professor Titular de Farmacologia da Universidade do Estado da Bahia e Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Tecnologias – EDUSAUT-UNEB.

Palestrantes

Programação

Informações Gerais
Horario Tema Palestrante
14h IBM Watson : O Poder dos Sistemas Cognitivos Eduardo Franco
15h Simulação realística Claudenice Santos
Horario Tema Palestrante
14h Jogos Terapêuticos: Demandas, Desafios e Futuro. Fernando Carvalho
15h Fabricação Digital e Prototipagem Rápida através da Impressora 3D Peterson Lobato
Horário Tema Palestrante
15h GBG e Google Local Guides Leandro Rehem
15h20 Google Meu Negócio André Mota
16h Gamefication Utilizando a tematica dos games nos negócios Valdir Teixeira
16h20 Google games e interatividade -Tilt Brush novas fronteiras da arte Marco Alemar
17h Ingress (Apresentação Geral) Diego Bugarin
17h10 Ingress TIME Resistência & Pokemon Go Maia
17h20 Ingress TIME Iluminados Saulo

CONTATO

14 + 8 =

Telefone: (71) 3272-3589
Celular:  TIM: (71) 9251-2398
OI: (71) 8650-9173
VIVO: (71) 9673-7811

Horário comercial: Segunda à Sexta, 09h as 17h