Palestras
Encerramento: 19h00
(EMBREVE)
Bancada DEV
Encerramento: 19h00
Workshop
Encerramento: 19h00
Concurso do Gamepólitan para premiação dos jogos que foram expostos no evento (tanto na bancada DEV quanto nos estandes da Área Premium). Todos os jogos selecionados para exposição na Área GP DEV automaticamente estão inscritos no GP-DEV Awards. Para os jogos expostos pelos estúdios na Área Premium, precisam ser inscritos no mesmo formulário.
A Área GP Dev é destinada para o desenvolvedor de games expor e apresentar seu projeto não finalizado ou publicado comercialmente para o grande público consumidor, potenciais investidores, nomes relevantes da indústria de desenvolvimento de games nacional, jornalistas e formadores de opinião. Inscrições abertas até o dia 26/06/2017!
Grunva – A Bárbara busca educar e retratar o jogador a respeito de relacionamentos abusivos de maneira lúdica, através das interações entre os personagens e de uma história envolvente ambientada em um universo fantástico.
Logicamente é um game desenvolvido para plataformas móveis, com o intuito de promover o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio em crianças atráves de exercícios mentais que testam e estimulam o raciocínio e a memória.
Os Workshops são pagos?
Sábado ou Domingo: Acesso + 01x Workshop
Sábado ou Domingo: Acesso + 02x Workshop
Sábado ou Domingo: Acesso + 03x Workshop
Sábado ou Domingo: Acesso + 04x Workshop
O que vem nos pacotes de Workshop 2018?
- Certificado de participação para atividades complementares MEC (carga horária: 4h), mediante confirmação de presença na porta de acesso do auditório, em cada palestra.
- 1 credencial (válido p/ o dia respectivo)
- Acesso exclusivo a Sala de Workshops – Oficinas Lúdicas
- Acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
- Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)
WORKSHOP (Sáb, 28/07)
Facilitadora: Laíse Lima
Sobre
Facilitador: Felipe Randam
Sobre
Facilitadora Silvanir Pereira Souza
Sobre
Aula (do Fundamental 1 ao Ensino Médio) | 17h30 às 18h30.
Facilitador: Peterson Albuquerque Lobato
Sobre
desenvolvendo habilidades importantes, como a Criatividade, a Colaboração e o Raciocínio Lógico, focadas na capacidade de resolver problemas.
WORKSHOP (Dom, 29/07)
Facilitadora: Camila Godinho
Sobre
jogos de tabuleiro iremos também conhecer alguns jogos eletrônicos que são excelentes para desenvolver habilidades e competências.Será apresentado ainda o cenário de inovação na educação, tendências e oportunidades.
Prática| 14h30 às 15h30.
Facilitadora – Izye Santos
Sobre
O Grok é um jogo para a prática da Comunicação Não Violenta e possui mais de 20 formas de jogar. Já foi aplicado com jovens e adultos estudantes de uma escola estadual em Salvador. Promove diálogos e reflexões sobre nossos comportamentos, expectativas e
empatia.
O Mulheres na Política faz parte de uma série de jogos para discutir gênero na política. Com rodadas rápidas, é possível conhecer as mulheres que estão construindo uma história diferente na política e ajudando a garantir a igualdade de gênero e tantos outros direitos que a população reivindica. O jogo traz reflexão e inspiração para os participantes sempre deixando o gostinho de quero mais!
Facilitadora – Daniele Vilas Bôas
Sobre
melhor experiência aos alunos? | 17h30 às 18h30.
Facilitadora – Silvani Neri
Sobre
Facilitadores (Workshop)
Diretora e fundadora do projeto Oficinas Lúdicas. Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Gestão de Projetos e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco.
Coordenador e parceiro do projeto Oficinas Lúdicas. Graduado em Marketing pela Universidade Católica do Salvador. Graduando em psicologia pela Universidade do Salvador.
Professora de Biologia do Ensino Médio em Salvador (Bahia) possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Diversidade Animal. Em 2014 orientou uma equipe de estudantes no desenvolvimento do jogo chamado “Sobreviva”.
O jogo foi apresentado no Encontro de Jovens Cientistas (evento da Universidade Federal da Bahia) e recebeu o 1º lugar na Modalidade: Ciência Lúdica – Jogos de Tabuleiro, Categoria: Ensino Médio. Recentemente se tornou membro da equipe do “Oficinas Lúdicas” cuja missão é levar a diversão dos jogos de tabuleiro para as escolas, trabalhando saberes em um ambiente cultural e oferecendo alternativas em lazer junto à comunidade.
CEO do Mini Maker Lab. Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação na UNEB. Membro do MandacaruLab UNEB, espaço Maker. Participante do grupo de pesquisa NPAI (Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação). Desenvolvedor de soluções em Robótica Educacional e Jogos educativos, professor na área de robótica, programação e impressão 3D.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaços Makers, Modelagem e Impressão 3D e Robótica Educacional.
É gestora socioambiental, pesquisadora e fellow LEAD em Segurança Climática. Possui 15 anos de experiência em desenvolvimento local e inovação social tendo atuado em projetos socioambientais em órgão públicos e internacionais. Foi membro do Conselho Internacional da Carta da Terra entre 2007 e 2011, fundou o Hub Salvador da rede Global Shapers do Fórum Econômico Mundial e integra a rede global NEXUS e o movimento cívico Agora!
Graduanda no B.I. em Humanidades pela UFBA. Desde 2013, assume cargos de liderança e alto impacto social nos programas jovens do Rotary International. Compôs o Global Shapers Hub Salvador. Co-organizer do TEDx Rio Vermelho e co-fundadora da Virada Educação Salvador e do Salvador pela Educação. Embaixadora do Ensina Brasil e da
Juventude – UNODC e Transformadora Colab. Apaixonada por projetos de impacto social, políticas públicas para educação e facilitação de grupos.
Psicóloga, graduada pela UFBa, com especialização em Psicoterapia Analítica, Gestão de Recursos Humanos e Coaching. Atua há 14 anos com Desenvolvimento Humano, facilitando Treinamentos em Organizações e, na Clínica, auxiliando adolescentes e adultos em seus processos de autoconhecimento.
Analista de Sistemas, graduada pela UCSAL e com especialização em Educação à Distância pela FTC, atualmente ensina uma disciplina de Criação de Jogos no Colégio Fortunato pelo projeto Oficinas Lúdicas, no qual faz parte da coordenação e treinamento da
equipe. Por sua atuação no comércio e no ambiente corporativo desde muito nova, aprendeu, na prática, a importância de conhecer e saber utilizar recursos alternativos.
As Palestras São pagas?
Nessa edição o acesso as palestras possuem serão realizadas em duas modalidade:
Gratuito: O interessado pela palestra que não adquiriu o Pacote de Palestras 2018, poderá participar a depender da disposição de vagas, porém não terá os benéficos dados a quem adquirir o Pacote de Palestras 2017.
Pago: Caso o interessado adquira o Pacote de Palestras 2018 (R$ 25,00) ele terá direito a vários benefícios.
O que vem no Pacote de Palestras 2018?
- Certificado de participação para atividades complementares MEC (carga horária: 6h), mediante confirmação de presença no auditório, em cada palestra.
- assento exclusivo na frente do auditório
- Acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
Conteúdo das Palestras Sáb, 28/07
Com Professor Danilo Dias
Sobre
Com Professora Lucia Santos
Sobre
Com Luis Eduardo (Matilha), Representante New Order
Sobre
Animação em Games – Quando o movimento potencializa a experiência.
Hora prevista: 15h30
Com Duca Rios (Origem), Cristhyane Ribeiro (Sinergia)
Sobre
O palco do Gamepólitan recebe Ducca e Cristiane num bate-papo para explorar o papel da Animação no desenvolvimento de jogos e no seu impacto para a experiência do usuário.
Com Malena0202
Sobre
Conteúdo das Palestras Dom, 29/07
Com Leticia Silva
Sobre
Com Nícolas Riela [SNC]
Sobre
Pain Gaming (Camila “Miah” Campos), CWG, Neo Blue (Adriene Machado)
Sobre
Paulo Camara (Verador), Roberto Dias Abbehusen Neto (Presidente LNE)
Sobre
Palestrantes
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Cultura e Sociedade (linha Cultura e Desenvolvimento) pela UFBA. Diretora do Fundo de Cultura do Estado da Bahia entre 2007 e 2009.
Empreendedor, investidor e entusiasta na área de jogos eletrônicos, já participou da criação de 49 startups, possui projetos com relevância mundial, abriu a primeira Gaming House do estado de Goiás, captou mais de 1 milhão de reais em investimento para diversos tipos de negócio, atualmente atua como CEO da startup Gamefica, plataforma que visa democratizar os advergames no mercado nacional.
Vereador do PSDB, Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e especializado em Gestão Pública Empresarial e Política e Estratégia. É autor do projeto de indicação para a realização de uma etapa do Mundial de League of Legends em Salvador. Abriu as portas do Centro de Cultura da Camara Municipal de Salvador para o 1º Fórum Regional sobre Esportividade Eletrônica (pioneiro no Brasil) e para a transmissão da final do CBLOL em 2016.
Com 18 anos de experiência nas áreas de games, eSports e tecnologia, Leo De Biase, 44 anos, vem de uma passagem pela NVIDIA, onde foi responsável pelas áreas de consumer marketing e relações públicas para a América Latina por mais de quatro anos.
Cocriadora do Jogo de Tabuleiro Ambiental. Fundadora do Bem Trilhado, Publicitária e Empreendedora em Educação Musical. Fez Atendimento e Redação Publicitária para as ONGs Pro Niños de Darién (Panamá), Viva Brasil (Estados Unidos), CENIT (Equador) e Qosqo Maki (Peru), e Formação de Coral para a Corporación Por un Sueño (Colômbia).
Cocriador e designer do Jogo de Tabuleiro Ambiental do Bem Trilhado. Fez Planejamento Estratégico e Direção de Arte para as ONGs Pro Niños de Darién (Panamá), Viva Brasil (Estados Unidos), CENIT (Equador), Corporación por Un Sueño (Colômbia) e Qosqo Maki (Peru).
Diretor Executivo da Kokku, empresa de External Development conhecida pelo seu recente trabalho em Horizon: Zero Dawn, também é Vice Presidente de Marketing e Diretor de Internacionalização na ABRAGAMES (Associação Nacional de Desenvolvedores de Games).
Designer 3D apaixonado por tecnologia, há 20 anos no mercado de efeitos visuais, visualização médica, jogos digitais e educação. Integrou a equipe do projeto homem virtual da FMUSP por 4 anos desenvolvendo animações 3D sobre anatomia, patologia e fisiologia, até níveis celulares.
Mãe, empreendedora e aspirante a designer com especialização em velharias. Atualmente faço parte do universo da Matilha, da FULL – Soluções em Comunicação e do Marketing da UNIFACS. Tenho um pedacinho de mim em várias vertentes do ser Geek, sou analógica e digital..
É consultor estratégico para empresas de games a mais de 08 anos palestrando em mais de 14 países sobre a área de games do Brasil, trabalha na ESL (Eletronic Sports League) como diretor de parcerias é Presidente da ACIGAMES (Associação Comercial e Industrial dos jogos eletrônicos do Brasil), representante da 1080partners empresa do ramo de entretenimento digital situada nos EUA e também diretor no escola de games 3D e animação Havok
Jogadora profissional de Counter-Strike:Global Offensive. Comecei jogando CS 1.6, em 2004 e já passei por times como A2K (Salvador), wA.femme e semXorah, conquistando vários campeonatos e estando sempre posicionada entre os times mais competitivos.
Branca Galdino deixou o mercado publicitário e trabalha com o esports e games há 4 anos, com passagens pelo Omelete Group e ESPN Games como especialista em esports, atualmente trabalha com Assessoria de Imprensa e gerenciamento de Imagem de Atletas e times.
Co-fundadora e gerente de projeto da ERA Game Studio, é uma das lideranças da BIND (Bahia Indie Game Developers), Especialista em Game Design pela UNEB, diretora teatral, produtora e articuladora cultural, com mais de 13 anos de experiência. Atualmente, se dedica à criação de Live Games e trabalha na expansão do projeto ESCAPE, primeiro jogo do gênero
Designer atuante desde 2007, trekker, apaixonada por literatura, mãe, entusiasta de tecnologia e jogadora de RPG a mais de duas décadas. Sempre envolvida com o cenário geek e de jogos da Salvador. Atualmente faz parte da 42 Cultura e Entretenimento, na busca por resolver as questões gráficas do universo!
Programação
Horário | Programação | Palestrante |
14:00h | Abertura do Auditório Gamepólitan | Ricardo Silva |
14:10h | Panorama dos Games em Salvador
Este talk tem o objetivo de apresentar o cenário atual do ecossistema de Games em Salvador, suas oportunidades e o panorama de evolução dos últimos anos, destacando as conquistas e as realizações do setor, que vem se fortalecendo e se consolidando ao longo do tempo. |
Carmen Lucia Castro Lima |
15:00h | Jogos na vida real | GAMEFICA
A Gamificação tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo e potencial é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. Além do setor da educação, empresas estão enxergando a gamificação como uma forma inovadora de divulgar o seu negócio, saindo das formas convencionais para atrair clientes e aumentar suas vendas. |
Djary Alencastro Veiga |
16:00h | Painel E-Sports: o crescimento do cenário brasileiro e suas novas oportunidades de negócios
O brasileiro é um torcedor apaixonado, que veste a camisa do seu time e que torce com toda sua energia. Ao longo dos ultimos 4 anos, o E-Sports brasileiro vive um crescimento rápido e diferente de outros mercados no mundo, fazendo com que grandes empresas internacionais como ESL, Blizzard e Riot Games estabeleçam estratégias focando o mercado nacional, elevando seus números a escalas impressionantes. Despertando o interesse da midia tradicional internacional e nacional |
Paulo Camara Leo De Biase Ricardo Benevides (Mediador) |
17:00h | MESA REDONDA | Inovação Social
De que maneira os games podem ser utilizados para despertar um novo olhar sobre importantes questões sociais? Neste painel, serão apresentados 3 projetos inovadores de jogos que buscam engajar as pessoas em causas ou estimulam a criatividade para solução de problemas, ao mesmo tempo em que cria uma atmosfera divertida, promovendo a interação entre os participantes. |
Eduardo Caldas Melo Luma Pinto Oliveira Daniel Marques |
Horário | Programação | Palestrante |
14:00h | Abertura do Auditório Gamepólitan | Ricardo Silva |
14:10h | As perspectivas da indústria de Games
Nos últimos anos, produzir um jogo ou aplicativo tornou-se mais fácil, dando oportunidade para os pequenos desenvolvedores criarem e lançarem os seus games. Consequentemente, a concorrência aumentou, fazendo com que os grandes e pequenos estúdios disputem os mesmos usuários. O ecossistema dos negócios em games evoluiu, aumentando a quantidade de empresas desenvolvedoras e os negócios complementares e especializados nessa indústria. Com diversas oportunidades de negócios surgindo ao redor da industria dos jogos, este tema visa falar sobre a perspectiva que se tem para este mercado no Brasil e como as pessoas podem atuar nele. |
Thiago de Freitas |
15:00h | Realidade virtual e seu potencial de crescimento no mercado | MEDROOM
Realidade virtual: pensada como algo de um futuro distante ela já está sendo aplicada em nosso cotidiano e se espalhando tão rápido que seu mercado hoje vale 5.2 bilhões de dólares e estima-se que valerá 160 bilhões em 4 anos. Cinemas imersivos, passeios virtuais por construções ainda em andamento, hospitais utilizando a tecnologia para resolver problemas de equilibrio e locomoção, mostram as possibilidades que a realidade virtual pode oferecer muito além dos jogos. |
Sandro Luiz Nhaia do Prado |
16:00h | Painel: Mulheres nos cenários dos jogos
Hoje, o mercado brasileiro declara-se composto de 53,6% mulheres, mostrando uma realidade totalmente diferente do que muitas pessoas tem em mente, ao considerar que jogos são um entretenimento masculino. |
Ana Antar Branca Ramos Galdino Jéssica “bAndi” Teixeira Evelling Castro (Mediadora) |
18:00h | Em Breve |
Sala Unijorge
Graduada em Enfermagem, Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós Graduada em Urgência e Emergência, Coordenadora do Curso de Enfermagem do Campus Comércio no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).
Mestrando em tecnologias aplicadas a educação, com projeto na área de jogos educativos; Membro da agência UNEB de inovação, com foco em empreendedorismo, propriedade intelectual e inovação; Membro do Mandacaru Lab, atuando principalmente em modelagem e impressão 3D e robótica educacional.
Com mais de 25 anos de experiência em TI, em especial infraestrutura de redes, servidores (grande, médio e pequeno porte), segurança da informação, programaçào de sistemas básicos em C, Eduardo Franco hoje trabalha como suporte de contas internacionais de clientes IBM na área de Linux on System z (Mainframe). Como embaixador da marca IBM, divulga o trabalho do IBM pelo mercado de TI brasileiro.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado (1999) e doutorado em Patologia Humana pela FIOCRUZ/Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é Professor do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC-UNEB), Professor Titular de Farmacologia da Universidade do Estado da Bahia e Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Tecnologias – EDUSAUT-UNEB.
Programação
Horario | Tema | Palestrante |
14h | IBM Watson : O Poder dos Sistemas Cognitivos | Eduardo Franco |
15h | Simulação realística | Claudenice Santos |
Horario | Tema | Palestrante |
14h | Jogos Terapêuticos: Demandas, Desafios e Futuro. | Fernando Carvalho |
15h | Fabricação Digital e Prototipagem Rápida através da Impressora 3D | Peterson Lobato |
Horário | Tema | Palestrante |
15h | GBG e Google Local Guides | Leandro Rehem |
15h20 | Google Meu Negócio | André Mota |
16h | Gamefication Utilizando a tematica dos games nos negócios | Valdir Teixeira |
16h20 | Google games e interatividade -Tilt Brush novas fronteiras da arte | Marco Alemar |
17h | Ingress (Apresentação Geral) | Diego Bugarin |
17h10 | Ingress TIME Resistência & Pokemon Go | Maia |
17h20 | Ingress TIME Iluminados | Saulo |